sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nosso Objetivo

Em primeiro lugar, devemos ressaltar a relevância do assunto que o grupo pretende abordar no projeto. A hipertensão ocorre, basicamente, quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg. Ela pode ser arterial sistêmica, pulmonar ou intracraniana. Estima-se que 30% dos brasileiros sofrem de pressão alta, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). A doença afeta mais de 50% das pessoas acima de 60 anos e já atinge 5% das crianças e dos adolescentes no país. Ela é responsável por 40% dos infartos, 80% dos casos de acidentes vasculares cerebrais (derrames) e 25% dos registros de insuficiência renal terminal. Para piorar essa situação, menos da metade (40%) dos hipertensos estão sendo tratados e só 10% têm a pressão arterial corretamente controlada. Ao redor do mundo, a alta pressão sangüínea atinge aproximadamente 1 bilhão de pessoas, número que deve aumentar em 60% até 2025. Por fim, segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.
O objetivo do trabalho será informar um grupo diversificado de pessoas, com diferentes níveis informativos. Dessa forma, constarão desde informações básicas, até níveis profundos de conhecimento, cuja ênfase será dada na bioquímica do metabolismo, desde a influência de substâncias endógenas, como neurotransmissores, óxido nítrico e hormônios, até as alterações provocadas por ingestão de medicamentos e alimentos específicos, como aqueles ricos em sódio ou colesterol. Pretendemos, ainda, abordar as alterações bioquímicas no organismo causadas pelas práticas esportivas e de relaxamento, além de outras formas de tratamentos não medicamentosos. Por outro lado, deverão ser explicadas as relações entre hipertensão e tabagismo, diabetes, estresse, uso de drogas (incluindo-se anticoncepcionais), entre outros fatores de risco. Além disso, serão discutidas as causas genéticas e epigenéticas da doença, assim como os mecanismos de ação e a eficácia dos diferentes tratamentos oferecidos no mercado. 
            Tomara que vocês gostem do material que encontrarão aqui! 
Atenciosamente, Grupo de Bioquímica 2011!!


PS.: Para melhor direcionamento, dividiremos os textos em dois grandes grupos: assuntos técnicos serão postados em letra azul, enquanto os textos destinados ao público em geral estarão em cor rosa.


Post realizado por Teresa Tristão

Um comentário: